Ícone de pesquisa do Download.it
Advertisement

Processador de texto fácil e leve de usar, gratuito e que permite formatar o conteúdo de diversas formas

Processador de texto fácil e leve de usar, gratuito e que permite formatar o conteúdo de diversas formas

Vote: (149 votos)

licença do Programa: Grátis

Desenvolvedor: Studiojeroen

Versão: 5.5.1

Funciona em: Mac

Vote:

licença do Programa

(149 votos)

Grátis

Desenvolvedor

Versão

Studiojeroen

5.5.1

Funciona em:

Mac

Prós

  • - Rápido
  • - Leve
  • - Usa widgets nativos do OS X

Contras

  • - Falta de corretores ortográficos e gramaticais
  • - Interface do usuário muito básica
  • - Não suporta todos os atalhos de teclado específicos do Macintosh

WordPad é um clone do popular processador de texto do Windows que usa o conjunto de ferramentas nativo do OS X para rodar em computadores Macintosh sem uma camada de emulação.

Os usuários do Windows que recentemente fizeram a grande mudança e finalmente migraram para o ambiente Macintosh ficam frequentemente desapontados ao descobrir que não têm acesso ao WordPad por padrão. Embora o aplicativo seja onipresente no mundo dos PCs, ele não está disponível no OS X ou mesmo na plataforma macOS mais recente. Aqueles que sentem falta podem instalar esta cópia, que tem a mesma aparência e sensação do aplicativo clássico.

A formatação de texto é feita da mesma maneira que seria no Windows 95. Os usuários podem clicar em uma roda de cores e em um diálogo de fontes, o que lhes dá a liberdade de selecionar as opções de formatação que preferirem. Esse design é bem diferente de qualquer um dos aplicativos oficiais atuais da Apple, mas isso torna o programa extremamente leve.

Como resultado, ele roda muito mais rápido do que qualquer processador de textos completo. Embora não ofereça recursos sofisticados como corretor ortográfico ou capacidade de criar hiperlinks automaticamente, o público alvo não precisará desses recursos. É possível copiar e colar conteúdo de outros aplicativos que possuem esses recursos facilmente. Depois disso, você pode salvar um documento em um dos vários formatos.

Isso também torna o WordPad um eficaz leitor de e-books. Uma vez que bastante documentação técnica foi disponibilizada nos formatos nativos da Microsoft, os usuários podem até usar o WordPad como uma maneira de ler esse tipo de conteúdo em dispositivos da marca Apple.

Há também muito a apreciar aqui para usuários de longa data do Mac. O SimpleText e o TeachText não são incluídos em novos computadores Macintosh há anos. Enquanto algumas pessoas continuam a usar o aplicativo TextEdit, de código-aberto da Apple, para preencher o vácuo deixado por esses dois programas importantes, elas podem achar que o WordPad é uma opção muito mais adequada. Ele certamente é mais leve, o que o torna apropriado para usuários de sistemas MacBook mais antigos.

Já que o WordPad não depende extensivamente de dados armazenados em forks de recursos, ele também pode ser uma maneira útil de trocar arquivos através de uma rede se as outras pessoas em seu grupo de trabalho usarem Windows ou GNU/Linux.

Prós

  • - Rápido
  • - Leve
  • - Usa widgets nativos do OS X

Contras

  • - Falta de corretores ortográficos e gramaticais
  • - Interface do usuário muito básica
  • - Não suporta todos os atalhos de teclado específicos do Macintosh

Outros softwares para você considerar